Foi realizada nessa quinta-feira 23 de maio uma reunião na câmara de vereadores de Lago da Pedra, para tratar da criação do projeto SIM – Serviço de Inspeção Municipal.
Com o Serviço de Inspeção Municipal, quem produz, distribui, processa, armazena, transporta e comercializa produtos de origem animal e vegetal poderá regulamentar o registro e o cadastrado do seu estabelecimento.
Além disso vai receber orientações e informações técnicas a fim de fomentar a produção artesanal.
O SIM, também passará a inspecionar os animais destinados ao abate, seus produtos, subprodutos e matérias primas, pescado, Leite, ovo, mel, e seus derivados, o objetivo é oferecer qualidade e a higiene necessária aos produtos comercializados, o que vai refletir diretamente na mesa e na saúde do consumidor.
Participaram da reunião com os vereadores, representantes do SEBRAE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Magarefes, Secretaria Municipal de Agricultura, representas da Secretaria Municipal de Saúde e Assessoria Jurídica do Município.
“Esse projeto diz respeito a toda produção de alimentos de origem vegetal e animal consumida em Lago da Pedra, os alimentos passarão por inspeção e receberão o selo de qualidade, isso tudo é importante para que a população possa consumir alimentos com qualidade e saudáveis”. Disse Ver. Pres. da Câmara Ananias Bezerra.
O vereador Ananias disse ainda que em breve esse projeto será discutido em audiência pública, com a participação da sociedade em geral, para que entendam o projeto e sua a importância para a população, antes de ser aprovado pelo legislativo.
“O serviço de inspeção municipal é o primeiro passo dentro da cadeia de aumento da qualidade dos produtos do município. Posteriormente quem quiser produzir de maneira organizada e quiser botar de maneira certa seus produtos no mercado vai poder, além disso vai poder ter acesso aos programas de alimentação federal, PA e PNAI.” Disse Ivan Machado, Assessor Jurídico do Município de Lago da Pedra.
Por redação Portal do Lago