A CPI (Comissão Parlamenta de Inquérito) do carnaval presidida pelo vereador Julifran Catingueiro que tem como relator o vereador Cícero Amaro, realizou nessa quinta-feira 12 de setembro, mais uma reunião para ouvir os envolvidos na realização do Carnaval do município de Lago da Pedra em 2019.
Foram convocados para esta reunião, o Secretario de Cultura, Mateus Fialho e Secretário de Administração Euclides Sales.
A reunião estava marcada para iniciar as 15:00hs, mas devido ao não comparecimento dos convocados, a mesma teve inicio pouco antes das 18:00hs
De acordo com o presidente da CPI, os mesmo disseram não reconhecerem a legitimidade da CPI e que por isso não compareceriam.
Diante do não comparecimento dos convocados, a comissão da CPI impetrou uma ação junto à justiça, para que os mesmo fossem conduzidos coercitivamente à Câmara para prestarem seus depoimentos.
A justiça emitiu o oficio de condução coercitiva, no entanto a oficial de justiça juntamente com a polícia civil não encontrou os secretários para poderem cumprir com o mandado.
Em plenário, o presidente da CPI Julifran Catingueiro, leu o oficio da oficial dizendo que não foi possível cumprir o mandado coercitivo em virtude de não ter encontrado os secretários.
A reunião foi realizada, e o presidente disse que vão concluir o relatório, mesmo não ouvindo os secretários. O relatório será encaminhado ao ministério publico para análise do mesmo.
De acordo com os vereadores a CPI foi instaurada a pedido da população, que viu um dos piores carnavais da historia do município, diante de um dos maiores valores licitados para a realização de carnaval, o município teria gasto um valor de $ 333.000,00.
No entanto de acordo com a CPI, a população não teve um carnaval coerente com tamanho valor destinado para a realização do mesmo.
Ainda de acordo com a comissão, dentre as irregularidades, estão as bandas que de acordo com o município foram licitadas, ficaram somente no papel, não compareceram para tocar, além das bandas locais, somente uma banda de que não era local tocou no carnaval 2019 em Lago da Pedra.
Em sua fala durante na reunião desta noitei, o presidente da Câmara Ananias Bezerra disse que se os secretários fugiram é porque devem.
O relator, vereador Cícero Amaro, disse na tribuna, que os secretários fugiram até de um mando coercitivo é demonstram desrespeito à CPI e à justiça e se mostram covardes ao povo de Lago da Pedra.
Doutor Pablo Bomfim diz que os secretários foram convocados com antecedência e dentro da legalidade, e que ambos os secretários se recusaram a receber a convocação e alegaram ilegitimidade da CPI e lamentou o fato de eles desrespeitarem até a justiça e que a finalidade era somente clarear algo que a sociedade cobra, quem não deve não teme.
A ultima reunião será marcada para a leitura do relatório que será encaminhado ao ministério publico.
Participaram da reunião o vereador presidente da CPI Julifran Catingueiro, o relator vereador Cícero Amaro, o vereador presidente da Câmara Ananias Bezerra, vereador Valmir Bento e o vereador Thiago Sá.
Confira fotos da reunião
Por redação do Portal do Lago