Tramita na Câmara Federal em caráter de urgência o projeto de lei que cria as federações partidárias.
Com as atuais regras eleitorais, só terão acesso ao fundo partidário e ao horário eleitoral gratuito na TV os partidos que atingirem 2% dos votos válidos para deputado na eleição do próximo ano. A aprovação do projeto de lei que cria as federações seria uma maneira de “burlar” estas limitações.
O que seria as federações partidárias?
Sendo aprovado, o projeto permitirá que duas ou mais legendas, esquerda, direta ou centro se unam em uma federação e passa a atuar como se fosse um único partido. Com regras a serem cumpridas, o partido que fechar com outras siglas e assim se tornar um “único partido” deverá manter a aliança nas esferas municipal, estadual e federal ou seja, apoiando os mesmos candidatos pôr no mínimo quatro anos, caso contrário sofrerá punição, como a não permissão do ingresso em uma nova federação por duas eleições seguintes, e a perda do direito de utilizar o fundo partidário adquirido com a junção.
Embora haja a expectativa de a matéria ser levada para votação até o final deste mês, não há garantia de ser aprovada pela maioria absoluta como foi a aprovação para entrar em tramitação em caráter de urgência, isso porque em tese não é de interesse dos partidos grandes beneficiar outras legendas com fundos partidários.
Isso vem fazendo com que partidos, legendas e pré-candidatos adiem suas decisões, pois muitos só definirão seus futuros políticos após a votação do projeto que cria as federações partidárias. Pois caso seja aprovado os partidos ainda irão discutir suas formações de federações e assim definirem suas posições políticas.
Diante destas informações o Portal do Lago entrou em contato com a prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge, ex-deputada por quatro mandatos e ex-candidata a governadora do Maranhão, para saber seu posicionamento, uma vez que ela vem sendo muito questionada por jornalistas, lideranças e aliados quanta às eleições do próximo ano, se sairá candidata novamente.
“Meu foco no momento é fazer uma grande administração em Lago da Pedra nesse nosso terceiro governo. No entanto, quem me conhece sabe que não ficarei alheia às eleições do próximo ano. Teremos um posicionamento, mas decisões tomadas em conjunto, com muita cautela e sem dúvida temos que aguardar a votação desse projeto de lei que cria as federações partidárias para pautarmos nossas decisões”. Disse a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge.
Fonte: Informações sobre o projeto de lei, O Estadão
Informações sobre o posicionamento da Prefeita Maura Jorge, sua assessoria