Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã da segunda-feira (08), na área da Unidade Operacional de Santa Inês, no km 264 da BR-316, uma carga ilegal de madeira serrada sendo transportada sem a documentação exigida.
De acordo com a PRF, o motorista do caminhão seguia no sentido crescente da rodovia e madeira é proveniente do estado do Mato Grosso.
Após análise da documentação e da carga transportada os agentes da PRF constataram a presença de perfil de produto florestal não declarado na Guia Florestal, tornando-a inválida. A carga seria entregue na cidade de Russas, no estado do Ceará. O condutor do veículo informou aos agentes da PRF que desconhecia o fato de estar transportando perfil divergente e que recebeu o caminhão com a carga já acondicionada e coberta, pronta para o transporte .
O veículo foi apreendido permanecendo no pátio da Unidade Operacional e a carga ficando a disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O condutor responderá pelo crime de transporte ilegal de madeira, previsto no art. 46 da Lei nº 9605/1998, Lei de crimes ambientais.