Artesanato em coco babaçu, uma arte de Lago da Pedra que encanta

3
3110

O artesanato em coco babaçu produzido por um artesão de Lago da Pedra, vem encantando e conquistando pessoas não só do município, mas também de todas as regiões do país e até fora.

O artesão apesar de trabalhar com outros materiais, se especializou e descobriu seu verdadeiro dom produzindo com matéria prima do coco babaçu.

Kleiton Castro é natural de Lago da Pedra, tem 35 anos de idade e há quatro anos descobriu quase que por acaso seu dom. ele trabalhava em uma oficina de moto, como mecânico, e ficou desempregado, enquanto procurava emprego, pra passar o tempo pegou no quintal de casa uns cocos babaçus e fez usando somente as mãos, lixas, facas e parafusos, um porta canetas, uma panela, um bule e um cinzeiro e colocou na estante de casa pra decorar, os vizinhos acharam muito bonito e diferente e  começaram a incentiva-lo a produzir mais e expor nas redes sociais.

Alguns dias depois um estudante soube dessas peças e pediu para usa-las em uma exposição da escola, daí em diante começou a se espalhar e Kleiton com incentivo dos amigos começou a produzir mais e se aperfeiçoar cada vez mais.

O dom que até então estava incubado, desabrochou e o artesanato que antes era só um passa tempo se tornou a principal fonte de renda da família.

Mas para chegar a este ponto de produzir lindas peças, Kleiton, além de ter o dom e praticar muito a arte, também investiu em equipamentos que além de dá agilidade na produção, dão um acabamento fundamental para a perfeição das peças.

Hoje o artesanato em coco babaçu produzido em Lago da Pedra encanta pessoas de várias regiões do país e até fora. Uma senhora da Inglaterra que participou de um evento na cidade e conheceu o artesanato em coco levou vários portas canetas em babaçu para o seu país.

Para expor suas peças, além de participar das feiras culturais em Lago da Pedra e região, o artesão conta com a dedicação de sua esposa, Laíse Castro, nas redes sociais, onde caprichosamente ela alimenta a página Tucayana Coconut, no facebook, Instagram e um canal no YouTuber.

As peças do artesanato Tucayana Coconut hoje decoram a sala do Dr. Remir em uma Universidade do Paraná, já chegaram a São Paulo, Rio de Janeiro e vários outros estados.

Recentemente o artesão produziu toda a decoração com artesanato em coco, de um restaurante que vai inaugurar na cidade de Bacabeira, que vai se chamar Coco Babaçu. O empresário ficou encantado com as peças em coco, o que casou perfeitamente com seu empreendimento.

Constantemente o artesão recebe em seu pequeno ateliê no quintal de casa, visita de alunos, professores e equipes de reportagens que vão conhecer um pouco mais e ver de perto como são produzidas essas lindas peças utilizando um dos produtos mais peculiares do Maranhão, o coco babaçu.

Que seja reconhecida e valorizada essa arte lagopedrense, que vem encantando e levando o nome de nossa cidade para o mundo, sim, porque lá onde tiver uma peça do artesão Kleiton Castro, lá vai está o nome de nosso município.

Visite as redes sociais do artesanato Tukayana Coconut, e veja muito mais peças. Além de visitar as redes sociais você pode entrar em contato pelo celular e WhatsApp (99) 98184-7843 e fazer sua encomenda.

Parabéns pelo lindo trabalho!

Por redação Portal do Lago

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here