2019 foi um ano de muito trabalho e realizações para Câmara Municipal de Vereadores de Lago da Pedra.
Lago no inicio do ano os parlamentares se depararam com uma questão que afetou em muito a sociedade lagopedrense, as fortes chuvas que caíram provocaram alagamentos, prejuízos e transtorno aos moradores e comerciantes.
“A culpa é do prefeito que não fez a limpeza de galerias, córregos e lagos no mês de dezembro”. Disse na época o Vereador Presidente da Câmara Ananias Bezerra.
Essa questão mexeu principalmente com os moradores da Rua Santa Terezinha que fizeram abaixo assinados, os vereadores convocaram secretários, que se comprometeram resolver o problema.
Outro problema que afeta em cheio a sociedade lagopedrense é a falta de segurança, preocupado com essa situação o Presidente da Câmara Ananias Bezerra formou uma comissão de parlamentares para uma audiência com o delegado da Regional Dr. Diego. Essa comissão conseguiu de imediato a vinda de um delegado de policia, pois na época o município se encontrava sem, há tempos.
Exigindo mais clareza, a ampliação de vagas e alegando possíveis acordos políticos partidários a maioria dos vereadores votou contra a realização do concurso publico, até o executivo cumprir com as exigências da câmara para que o mesmo transcorra com lisura, o que não aconteceu até agora, razão pela qual o concurso ainda não foi realizado.
A câmara aprovou também o projeto de lei, que dá aos professores da rede municipal de ensino o direito de pagar somente meia entrada em qualquer evento realizado no município.
Outro assunto que sem dúvida foi um dos mais comentados na cidade e que rendeu muito trabalho ao legislativo, foi a instauração da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, do carnaval realizado pelo município nesse ano de 2019.
A CPI foi instaurada para apurar possíveis irregularidades na contratação de bandas, ornamentação e estrutura para a realização do mesmo, uma vez que o município gastou R$ 333.000,00 (Trezentos e Trinta e Três Mil Reais) para um dos que foi considerado o pior carnaval da história de Lago da Pedra.
A CPI foi instaurada, as audiências foram realizadas, os depoimentos dos envolvidos foram colhidos, o relatório foi concluído e entregue aos órgãos competentes que vão analisar e da o parecer final.
“A câmara fez sua parte como legítimos representantes e fiscais do povo, agora é aguardar a decisão da justiça com base no relatório apresentado pela câmara”, disse o relator da CPI, Vereador Cícero Amaro.
A câmara também aprovou o projeto de lei que regulamenta a categoria que trabalha com carros de som em Lago da Pedra.
Após aprovação pela câmara o projeto foi encaminhado ao executivo para ser sancionado, no entanto o prefeito Laércio Arruda perdeu o prazo de sancionar a lei, para a classe não ser prejudicada a lei foi promulgada pelo presidente da Câmara vereador Ananias Bezerra.
A câmara também prestou homenagem ao jogador lagopedrense Lucas Campos, o atleta sagrou-se campeão estadual de futebol pelo Imperatriz este ano, e vem se destacando como jogador profissional.
Na ultima sessão do ano vários projetos foram aprovados, com exceção do projeto de autoria do vereador Cícero Amaro que proibia a reforma de escolas em período letivo.
Uma sessão que também foi marcada por homenagens com moção de aplausos e entrega de títulos de cidadãos a quem de uma forma ou de outra foi destaque em suas atividades nesse ano de 2019.
Com um trabalho pautado na transparência o Presidente Ananias Bezerra honrou com o Portal da Transparência mantendo suas prestações de contas em dia, reformou o prédio da Câmara, mobiliou e fez uma fachada que identifica e dá acesso a todos os cidadãos.
Também fez parcerias que beneficiaram diretamente a população, como a parceria com a Oftalmo Saúde, que realizou consultas de vista de graça ofertando também as lentes.
Também fez parceria com a empresa que realiza o curso de bombeiro Civil, proporcionando oportunidade para o cidadão de Lago da Pedra e região.
Diante de uma gestão que vem deixando a desejar em todas as áreas da administração, o legislativo foi bastante acionado pelo povo, e receberam muitas denuncias de irregularidades, cobranças de salários atrasados, não reajuste dos proventos dos servidores da educação, estradas intrafegáveis, saúde deixando a desejar, constantemente os vereadores usaram a tribuna para expor e cobrar do executivo que solucione os problemas que afetam a população.
Que este ano de 2020 seja também de realizações e que os representantes do povo estejam prontos para defender suas causas e cumprir seu verdadeiro papel que é fiscalizar.
Por Redação Portal do Lago