Após dois anos e quatro meses, a administração “Governo da Gente”, encabeçada por Laércio Arruda, acumula descaso em todas as áreas, carrega uma imagem desgastada junto à população e é marcada por muitos escândalos.
A exemplo podemos citar: CPI do Carnaval, Ruas sem asfalto, degradação ambiental, saúde sem ofertar cirurgias ortopédicas (como outrora) e etc.
Sem dúvida uma das áreas que mais sofre com o abandono é a Educação. Ônibus escolares atolados em estradas abandonadas, na eminência de virar e provocar um grave acidente envolvendo crianças, escolas sem reformas, salários atrasados.
Nos primeiros anos da gestão Laércio Arruda, veio a tentativa de aumentar a carga horária dos professores sem aumentar o salário, o que causou uma briga judicial gigantesca, gerou protestos e muita revolta na categoria. Além disso, também na época zeladores e agentes administrativos foram obrigados a trabalharem dois horários pelo mesmo salário, uma ação com requintes de crueldade com profissionais da educação. Os profissionais ganharam a batalha na justiça.
Na justiça a categoria conseguiu resgatar alguns direitos que a gestão não estava cumprindo, no entanto embora o reajuste seja um direito garantido por lei, a gestão ainda não cumpriu com sua obrigação que vem se arrastando desde 2018.
Essa batalha judicial, essa onda de protestos e a falta de cumprimento dos direitos da classe pela gestão municipal culminou na demissão do secretário de educação Rodrigo Neto, Rodrigo Neto que acumula cargos, pois é também o atual vice-prefeito, e apesar de ter sido demitido da pasta de Educação com sua imagem extremamente arranhada no meio político, ainda ocupa outra pasta, além da sua função de vice-prefeito.
Mesmo com batalha na justiça, protesto e demissão do secretário de educação Rodrigo Neto, com tudo isso até hoje os professores cobram o reajuste salarial de 2018, que até agora não foi pago pelo prefeito.
O depoimento de uma professora nas redes sócias cobrando seus direitos e fazendo uma avaliação política dos últimos fatos ocorridos no município deixam claro a falta de compromisso do Prefeito Laercio Arruda.
”As alianças políticas estão se formando, mas uma coisa é certa, Laércio Arruda não pagou o reajuste dos Professores (referente a 2018), não paga as mudanças de classe, não paga férias referente a 45 dias, contratados da educação só recebe com atraso, não reforma as escolas (95% em situação precária), não cumpre com as promessas que fez durante a campanha política, que lhe conferiu o título de gestor público”. Prof. Marcella
Ainda há muitos comentários na cidade que existe hoje na prefeitura um esquema de rodizio de pagamentos para novos contratados (os novos acordos políticos), que funcionaria assim: A pessoa passa para o lado do prefeito ele paga o primeiro mês do salário, e no segundo mês não paga, aí convence a pessoa B a passar para seu lado, aí ele paga o primeiro mês de salário para a pessoa B e não paga para a pessoa A, e assim vai enrolando um e outro. Gerando uma bola de neve, mas que visa desmoralizar muitos pais de família nessa estratagema. O que seria um verdadeiro escândalo! Fica a pergunta, será verdade?
Não bastasse o caos na gestão Laércio Arruda, escândalos e atitudes que não condizem com o cargo que ocupa, de representante do povo, vem causando descontentamento até mesmo em parentes do gestor, que já se manifestam nas redes sociais com sentimento de vergonha das atitudes do prefeito.